Loading...

Se você se preocupa em saber quais histórias são verdadeiras e quais são ficção, lembre-se de que a história muda conforme aquele que a conta, pois todas elas sempre carregam algo de verdadeiro e muito da fantasia do escritor. Afinal, neste mundo das redes sociais, mesmo quando pretendemos estar contando a verdade sobre nós, redigimos uma ficção.

Blog

Veja nossas postagens

Uma vez geólogo , sempre geólogo

O Algarve é lindo. As falésias são um caso à parte. Nelas eu vejo expostas todas as estruturas que eu estudei durante os últimos 6 anos de trabalho, em que dediquei meu tempo à pesquisar os reservatórios de petróleo do pré-sal.

São cavernas, dolinas, pequenas feições de dissolução nas superfícies expostas das rochas carbonáticas, fraturas alargadas, etc. Admiro de boca aberta todas estas feições enquanto penso nos reservatórios com que há dois anos não trabalho. Minhas amigas quando me veem assim, comentam “Ih, tá fazendo hora extra de novo”.

Mesmo assim, não posso deixar de compartilhar com você:

Uma vista geral das falésias com uma caverna formada na sua base pela ação das ondas, que forçam a movimentação dos fluidos e a dissolução nas proximidades da face do rochedo.

Nesta foto da para ver que as dissoluções que se formam em rochedos carbonáticos em região de praia geralmente se formam nos limites de sequência, nos Contatos entre litológico de permeabilidade muito contrastante.


Vista de baixo de uma dolina, que comunica o alto da falésia ao mar

Pequena galeria preenchida por blocos provenientes do colapso do teto de uma caverna maior

Não é lindo? 
Voltar

Receba os novos contos
em primeira mão