Tupperware, o fim de uma era
Acabo de saber que Tupperware entrou com pedido de falência. Para ser franca, pensei que isto já tivesse ocorrido há mais tempo. Quando foi mesmo a última vez em que vi alguém exibir orgulhosa suas recém-compradas caixas desta marca? Confesso que faz muito tempo. Hoje em dia existe uma grande variedade de caixas de excelente qualidade que concorrem em igualdade com as caixas da Tupperware e possuem custos significativamente mais baixos.
Catálogos com uma quantidade incrível de caixas de usos e cores diversos e um sistema de vendas baseado na interação social, a Tupperware é uma marca icônica do estilo de vida americano dos anos 1960. Sonho de consumo da mulher-rainha-do-lar, cercada de estampas floreadas, babados e tons pastéis que fazia da cozinha o seu reino. O que seria melhor do que ter em sua despensa uma caixa belíssima e cara para cada possível necessidade?
Mas hoje as cozinhas encolheram. O espaço para a despensa onde as caixas eram armazenadas foi incorporado na sala de estar. Os restos das refeições sob medida vão para o lixo. Vivemos no mundo do delivery, em que a mulher não tem tempo nem espaço para cozinhar. Elas tiveram de ir à cata de trabalho, pois casamento não é mais até que a morte as separe. Além disso, convenhamos, caixa plástica deveria ser coisa do passado em um mundo que luta contra a poluição ambiental.
A companhia diz que sua crise iniciou em 2019, quando houve o lockdown dos chineses devido à Covid, a guerra da Ucrânia e a crise no suprimento da resina plástica. Sua falência afeta mais de 5.500 empregados em 41 países e seus mais de 460.000 vendedores freelance.
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