Sono dos Justos: uma benção para poucos
Ah, a insônia! Esta desgraça que atualmente se abate sobre boa parte da população mundial e que impulsiona o comércio dos colchões...Estudos da Sleep Foundation dizem que 20% da população americana sofre de insônia crônica. Porém quando se consideram apenas grandes cidades tais como São Paulo, Nova Iorque e Londres, esta proporção pode chegar até 30% da população adulta.
Apenas aqueles que sofrem de insônia tem a real dimensão do quanto esta disfunção do sono pode perturbar a vida diária. Porém a insônia não é igual para todos: as causam da insônia podem variar de uma pessoa para a outra e ela pode se manifestar de dois modos diferentes. Há os insones que custam a dormir, e há os que possuem o sono fragmentado, tendo dificuldade de voltar a dormir após acordarem durante a madrugada.
Se você pertence ao segundo grupo, o daqueles que subitamente perdem o sono às três horas da madrugada e passam horas rolando na cama sem conseguir voltar a dormir, provavelmente já ouviu falar sobre a “hora morta”. Os espiritualistas acreditam que 3h da manhã é o momento em que o plano espiritual estaria mais ativo, pois é quando as interferências energéticas e os ruídos do mundo material estão no seu mínimo. Eles defendem que aqueles que despertam às 3h da manhã apresentariam uma maior sensibilidade à influência dos espíritos e às suas tentativas de se comunicarem com os vivos.
Os médicos especialistas em qualidade do sono acreditam, no entanto, que a insônia possa estar ligada a uma série de fatores endógenos, tais como estresse, ansiedade, depressão, apneia do sono ou hábitos irregulares da alimentação e do sono.
Despertar durante a noite pode estar ligado à presença de níveis anormais de diferentes substâncias no organismo: o cortisol, que é o hormônio do estresse; o neurotransmissor serotonina, que é o precursor químico do hormônio melatonina, regulador do ciclo de sono-vigília; e o neurotransmissor dopamina, que tem efeito estimulante e está associado aos estados de vigília e alerta.
Normalmente, a liberação de dopamina no cérebro diminui durante a noite, sendo esta redução essencial para promover o início e a manutenção do sono. Porém em pessoas deprimidas, o ritmo circadiano que regula a liberação da dopamina pode estar desregulado e isto irá causar flutuações irregulares deste neurotransmissor ao longo das 24h. É possível que às 3h da madrugada os níveis de dopamina estejam anormalmente baixos, contribuindo para o despertar noturno e a dificuldade em manter o sono. Contudo, se os níveis de dopamina forem demasiado elevados devido ao estresse, eles podem causar a Síndrome das Pernas Inquietas durante o sono e dificuldade para dormir.
Os níveis do cortisol também tendem a seguir o ritmo circadiano, baixando durante a noite e voltando a se elevar pela manhã. Contudo, o estresse e a má alimentação podem levar a uma elevação do cortisol durante a madrugada. A consequência disto é que você vai passar as suas madrugadas em claro, remoendo os seus problemas e transformando tudo em um bicho de sete cabeças. Seu único consolo nestes momentos será saber que com a redução dos níveis do hormônio do estresse pela manhã, seus problemas diminuirão de proporção.
Hoje é possível ler sobre dicas para melhorar a qualidade do sono nos locais mais exóticos (até mesmo aqui!). Uma breve pesquisa no TikTok irá mostrar os artifícios atualmente empregados pelos Sleepmaxxers, aqueles que se preocupam em maximizar o seu sono. Se você quiser se divertir um pouquinho, clique aqui e veja uma destas pessoas que, ao despertar, remove os apetrechos utilizados para dormir bem.
Seja qual for o assunto do momento, sempre haverá pessoas que se preocupam obsessivamente com o problema. Parte dos que hoje se preocupam com o sono provavelmente são os mesmos que há um tempo viviam obcecados por “comer comida limpa”. Esta obsessão, aliás, também tem nome: ortorexia nervosa. Portanto, pare e pense antes de gastar todo o seu salário na compra de um colchão e um par de travesseiros caríssimos. O melhor é antes dar uma pesquisada na causa da sua insônia.
Mas se você é daqueles que não gosta de ir a médicos, dê uma olhadinha na lista de conselhos aqui abaixo:
- Meditar é um excelente modo de combater a depressão, pois ela atua no córtex pré-frontal, o centro de regulação emocional
- Dormir e acordar todos os dias no mesmo horário auxilia na regulagem do ciclo circadiano
- Fazer exercícios aeróbicos pela manhã ou tarde para relaxar
- Evitar a exposição às telas azuis do celular e computador antes de dormir
- Evitar o consumo de cafeína, álcool e açúcares à noite
- Consumir alimentos ricos em magnésio e triptofano
- Usar óleo essencial de Alfazema na fronha do travesseiro e no banho
- Evitar discutir à noite
Conselhos adicionais dos Sleepmaxxers:
- Usar travesseiros e colchões com tecnologia de resfriamento
- Usar máquinas que emitem ruído branco ou sons da natureza para mascarar barulhos externos
- Usar smartwatchs, pulseiras fitness ou sensores de colchão que monitoram o padrão do sono
- Usar suportes de queixo e adesivos para a boca para forçar a respiração pelo nariz
- Usar dilatadores de narinas, máscaras para os olhos e plugues de ouvido.
E bons sonhos!
Voltar