Loading...

Se você se preocupa em saber quais histórias são verdadeiras e quais são ficção, lembre-se de que a história muda conforme aquele que a conta, pois todas elas sempre carregam algo de verdadeiro e muito da fantasia do escritor. Afinal, neste mundo das redes sociais, mesmo quando pretendemos estar contando a verdade sobre nós, redigimos uma ficção.

Blog

Veja nossas postagens

Uma floresta do Terciário (Ilha da Madeira VI)

 Hoje fizemos o lado leste da Ilha da Madeira onde visitamos  o pico do Areeiro, de 1818m de altitude. Saímos do hotel hoje de manhã  discutindo se valia a pena botar biquíni ou não. Mas o que nos aguardava no alto do pico era um nevoeiro denso e uma temperatura de 12 graus C. Todos os demais turistas estavam preparados menos nós, que prontamente viramos picolé. Mas como tudo vale a pena quando an alma não é pequena, foi ótimo. O nevoeiro desapareceu e pudemos admirar uma vista linda dos morros recobertos pela Floresta Laurissilva e caminhar pelas levadas que são caminhos d’água construídos pelos agricultores locais para conduzir a água das nascentes para irrigar suas terras.

A floresta Laurissilva é remanescente do período Terciário, quando se deu a extinção dos dinossauros. Antes da última glaciação ela recobria o sul da Europa e o norte da África, porém ela foi extinta em sua maior parte, restando apenas em 3 ilhas, a ilhas da Madeira, dos Açores e das Canárias, graças ao isolamento delas proporcionado pelo mar. Hoje apenas 20% da ilha da Madeira ainda é recoberta por esta floresta, pois a madeira tem sido extraída pelos portugueses desde a descoberta da ilha em 1419. Para evitar que ela suma completamente, tornou-se Patrimônio Natural da UNESCO. A Floresta Laurissilva deve seu nome graças aos Loureiros, que são frequentes por aqui. 


A vista do Pico dó Areeiro 

A levada dos Balcões 

Floresta Laurissilva 

Parada na Levada dos Balcões 

Floresta Laurissilva 

Vista da Levada dos Balcões 


Voltar

Receba os novos contos
em primeira mão