Tem Piercing de Chaminé no Vercors
Meu Deus, o Vercors! Que coisa linda! Se os pré-Alpes já são assim tão lindos, eu nem posso imaginar como sejam os Alpes.Essa região é toda de matas, encostas de rochedos verticais parcialmente encobertas por nuvens rasgadas e um rio cristalino que corre no fundo do vale. A geologia esta toda ali, exposta. Da janela do hotel eu vejo um paredão onde grandes sequencias de rochas carbonáticas contam a quem queira escutar uma história de variação do nível do mar que ocorreu a milhões de anos atrás. Eu chego a imaginar a costa da praia sendo invadida pelo mar que sobe. O mar, de umas marés imensas, castigando os milhares de seres marinhos. Uns raros bancos de coral lutando para sobreviver e, afinal, morrendo afogados. Tudo isso soterrado e depois de uns tantos períodos desencoberto para ser lido por nós como uma história em quadrinhos.
As casas, solitárias nas colinas, são totalmente autênticas, sem esse embelezamento característico de locais turísticos. O lugar é em geral pouco freqüentado. Só à tardinha é que se vê um casal de fazendeiros voltando pela estrada com sua boa vintena de vaquinhas leiteiras, seus cães pastores e um cavalo de patas peludas e curtas. As vacas, de sininho no pescoço, que foram passar o dia no pasto, voltam à tardinha para dormir no estábulo, quentinhas.
Hoje eu quis dar uma rápida escapa na tardinha, para beber um cafezinho antes do banho, e simplesmente não havia opção nesse vilarejo onde nos hospedamos. Nem a padaria funciona. É só um canto onde alguém distribui o pão de manhãzinha.
As fachadas de pedra das casas mostram cicatrizes de tijolos, e aqui e ali estas fachadas são atravessadas por uns enormes piercings de ferro, já bem corroídos pelo tempo. O objetivo principal dessas peças de ferro é manter as paredes de pé, e evitar que as chaminés desabem sobre os telhados devido a uma rajada de vento mais forte. Os jardins são carregados de amor perfeito, gerânios e jasmim. O efeito é tocante e confere a dignidade que se vê na face enrugada dessas raras pessoas de idade que souberam viver bem sua vida, e que chegam ao fim da vida ainda acreditando no amor.
Voltar