O que o Brasil e a Ilha da Madeira tem em comum?
Pirata Bertrand de Montluc
O que a ilha da Madeira e o Brasil tem em comum, além da colonização portuguesa? É o fato de ambas terem sido invadidas pelos franceses.
Teve um tempo que no Brasil coexistiram as duas colônias, a portuguesa e a francesa. O francês Villegagnon fundou na região onde atualmente é o Rio de Janeiro a tal da França Antártica, que durou muito pouco e acabou sendo destruída pelos portugueses. Este período e a disputa entre os dois impérios pelo território brasileiro é muito bem descrita no livro do Jean-Christophe Rufin, “Le Brésil Rouge” (Red Brazil).
Como vingança dos franceses contra a derrota imposta pelos portugueses no Brasil, uma frota de corsários franceses liderados pelo pirata Montluc afoi enviada à Ilha da Madeira em 1566. Estes piratas invadiram e saquearam Funchal e o butim foi abandonado nas Ilhas Canárias. Isso mostra que a invasão era mais de caráter vingativo do que por interesse econômico. Bichinhos arretados esses franceses, não é mesmo?
Por causa dessa invasão pirata, as freiras do Convento de Sta. Clara fugiram para a região da ilha que hoje se chama Curral das Freiras.