Loading...

Se você se preocupa em saber quais histórias são verdadeiras e quais são ficção, lembre-se de que a história muda conforme aquele que a conta, pois todas elas sempre carregam algo de verdadeiro e muito da fantasia do escritor. Afinal, neste mundo das redes sociais, mesmo quando pretendemos estar contando a verdade sobre nós, redigimos uma ficção.

Blog

Veja nossas postagens

O que o Brasil e a Ilha da Madeira tem em comum?


 Pirata Bertrand de Montluc

O que a ilha da Madeira e o Brasil tem em comum, além da colonização portuguesa? É o fato de ambas terem sido invadidas pelos franceses.

Teve um tempo que no Brasil coexistiram as duas colônias, a portuguesa e a francesa. O francês Villegagnon fundou na região onde atualmente é o Rio de Janeiro a tal da França Antártica, que durou muito pouco e acabou sendo destruída pelos portugueses. Este período e a disputa entre os dois impérios pelo território brasileiro é muito bem descrita no livro do Jean-Christophe Rufin, “Le Brésil Rouge” (Red Brazil). 

Como vingança dos franceses contra a derrota imposta pelos portugueses no Brasil, uma frota de corsários franceses liderados pelo pirata Montluc afoi enviada à Ilha da Madeira em 1566. Estes piratas invadiram e saquearam Funchal e o butim foi abandonado nas Ilhas Canárias. Isso mostra que a invasão era mais de caráter vingativo do que por interesse econômico. Bichinhos arretados esses franceses, não é mesmo?

Por causa dessa invasão pirata, as freiras do Convento de Sta. Clara fugiram para a região da ilha que hoje se chama Curral das Freiras.




Voltar

Tags: invasão francesaconvento Santa Claracorsárioscurral das freirasBertrand de Montluc

Receba os novos contos
em primeira mão