Loading...

Se você se preocupa em saber quais histórias são verdadeiras e quais são ficção, lembre-se de que a história muda conforme aquele que a conta, pois todas elas sempre carregam algo de verdadeiro e muito da fantasia do escritor. Afinal, neste mundo das redes sociais, mesmo quando pretendemos estar contando a verdade sobre nós, redigimos uma ficção.

Blog

Veja nossas postagens

De volta à escola

imagem sem sentido

 

Finalmente chegou o outono. Adoro esta estação, a mais bonita aqui no Sul. O céu eternamente azul, varrido por um ventinho quase sempre presente, o tempo fresco e seco. Também na minha vida, o outono chegou, sem bandas nem fanfarras, mas trazendo com ele grandes mudanças. Agora é hora de voltar à escola. Após o desafio autoimposto de escrever crônicas ou contos quase que diariamente pelos últimos 7 meses, começarei em abril o curso de escrita criativa. 

 Passei os últimos meses testando meus gostos e habilidades. Tive um rápido flerte com a geração de versões narradas dos meus textos após tomar conhecimento das imensas dificuldades que há no dia a dia de quem perde a visão devido à doenças degenerativas. Contudo a minha experiência com os programas de narração que utilizam a inteligência artificial não foram das melhores. Ainda há um longo caminho a percorrer, especialmente no que se refere à estabilidade das vozes, à transmissão de emoção, e à pronúncia de algumas palavras em português.

 Em compensação, o uso da AI generativa para criar imagens usadas como ilustração de meus contos tem sido proveitoso. Os programas de criação de imagens que até agora testei são carregados de preconceitos e por vezes demonstram uma incrível dificuldade de atender meus prompts detalhados. Mesmo assim, esta ferramenta se mostrou uma excelente alternativa, pois necessito de ilustrações, mas não quero me incomodar com questões legais relativas ao direito autoral das imagens disponibilizadas na internet.

 O resultado que obtive em minhas tentativas de gerar contos utilizando a AI foi de baixíssima qualidade, mostrando que o medo que os escritores têm externado com relação à concorrência injusta com a AI na geração de romances e contos ainda está muito afastado da realidade. Ainda. Contudo a AI é excelente para fazer brainstorming e para realizar as pesquisas que subsidiam as histórias que estamos escrevendo.

 Nestes meses em que esperei pelo início do curso em que estou inscrita, participei de palestras com escritores e de um curso gratuito oferecido pela PUC-RS. Mas minha experiência mostrou que também na área da escrita criativa, os profissionais estão longe da unanimidade. Cada grupo de autores segue suas próprias regras. Mas quando o texto é ruim, todos parecem concordar. Espero em breve sair desta unanimidade...

Voltar

Tags: volta a escolaoutonointeligência artificialescrita criativa

Receba os novos contos
em primeira mão