Loading...

Se você se preocupa em saber quais histórias são verdadeiras e quais são ficção, lembre-se de que a história muda conforme aquele que a conta, pois todas elas sempre carregam algo de verdadeiro e muito da fantasia do escritor. Afinal, neste mundo das redes sociais, mesmo quando pretendemos estar contando a verdade sobre nós, redigimos uma ficção.

Blog

Veja nossas postagens

Criação do Horário Lunar

Devido ao interesse atual de ampliar a presença do homem na Lua através do desenvolvimento de uma infraestrutura em solo lunar, a Casa Branca emitiu no mês de abril (2024) um comunicado sobre a criação de um sistema de coordenadas lunares do tempo (CLT). O objetivo deste projeto é auxiliar na navegação espacial e permitir a sincronicidade das estruturas presentes no solo e na órbita lunar com a Terra.

relógio atomico

A criação da CLT é um pouco mais difícil do que parece, pois, a passagem do tempo na Lua ocorre em um ritmo diferente da Terra. Isto se dá pelo fato de que a passagem do tempo é afetada pela força de gravidade do planeta. Como a gravidade na Lua é inferior à gravidade na Terra, o tempo passa mais rápido na Lua. Na verdade, a duração de um dia lunar é cerca de 58,7 microssegundos menor do que a duração de um dia na Terra. Embora esta diferença de tempo pareça desprezível, ela afeta a sincronização entre os satélites e estações espaciais que orbitam no entorno da Lua.

Para entender melhor este problema, é preciso antes conhecer como funciona o sistema universal de coordenadas do tempo (UTC) utilizado na Terra. O UTC é determinado com base em 400 relógios atômicos espalhados ao redor da Terra, aos cuidados dos chamados Laboratórios Nacionais do Tempo. Estes relógios são equipamentos de altíssima precisão, que utilizam a vibração do átomo para registrar a passagem do tempo. Para estabelecer a CLT, a Nasa deverá instalar relógios deste tipo em solo lunar e nas espaçonaves. Um relógio deste tipo andaria a um ritmo levemente mais acelerado na Lua do que o ritmo observado aqui na Terra.

A utilização de relógios atômicos em espaçonaves serve para estabelecer a sua posição no espaço sideral, funcionando de modo análogo ao GPS, porém sendo capaz de localizar um ponto qualquer no espaço tridimensional. Isto permite às espaçonaves conhecerem sua localização e velocidade com muito maior rapidez do que permitida pelo sistema de posicionamento em uso. Atualmente é preciso que a Nasa envie um sinal para a espaçonave, esta receba o sinal e o envie novamente para que então a posição seja calculada com altíssima precisão na Terra e reenviada novamente para a espaçonave. Este processo dura em torno de 40 minutos, fornecendo ao final uma informação desatualizada. Na verdade, a Nasa já testou em uma missão da SpaceX o uso de um relógio atômico a bordo da espaçonave para o seu posicionamento. O experimento teve a duração de um ano (2019/2020) e foi conduzido com sucesso 

A Nasa alerta, no entanto, de que você não deve esperar para breve a informação no Google ou outro aplicativo qualquer do presente horário na Lua. Isto deverá demorar pelo menos uns dois anos, visto que projeto da Nasa deverá ser concluído até o final de 2026.

Voltar

Tags: UTCCLTSistema de Coordenadas Lunares do TempoNasa

Receba os novos contos
em primeira mão