As Boas-vindas da Prefeitura
A prefeitura da cidade onde moro me mandou uma cartinha. Quer me conhecer.Dentro da cartinha veio um convite impresso para participar de uma visita guiada pela cidade, seguida de uma recepção no em um dos parques que será dada em nossa honra, os novos moradores da cidade.
Junto desse convite vem 3 formulários impressos dos dois lados me lembrando de todos os detalhes da lei relativa a estrangeiros e minhas obrigações com a Caixa de Seguridade Social, a Caixa de Alocação Familiar, o Serviço de Águas e Esgotos, a Tesouraria principal e o Centro de Impostos do meu novo domicílio.
Meu nome e endereço foram comunicados à prefeitura pela hôtesse do meu quarteirão, informa a simpática cartinha. Mas quem é esta criatura que sabe tudo da minha vida? A fonte de informação deve ser a guardiã do meu prédio, uma portuguesa muito da antipática que se nega a falar português comigo.
Entre os anos 1933 e 1974 quase dois milhões de portugueses fugiram da dificuldade econômica decorrente da ditadura salazarista. A maioria deles foi para França e Alemanha, onde viraram em sua maior parte pedreiros e porteiros. Essas duas profissões são representadas aqui no prédio por marido e mulher, respectivamente.
O francês faz tudo em grande estilo, com elegância. Em janeiro desse ano eu recebi um jornalzinho editado pela prefeitura da cidade, nele vinham fotos de uma festa de fim-de-ano que o município ofereceu aos SDF (sem domicílio fixo), vulgo sem-teto. Foi oferecido a eles um banquete de natal tradicional. Em uma mesa decorada com rosas, foram servidos peru, frutos secos, champanha e, ora vejam só, foie gras. Não o patê, pois isso é coisa de brasileiro, mas o fígado inteiro, que é o que o francês gosta de comer. O fígado de ganso deve ser amarelo alaranjado, sem manchas avermelhadas, pois isso indica que o fígado é de baixa qualidade, e ter um tamanho determinado, nem mais, nem menos. Será que eles chegaram a esses requintes com os SDF? De toda maneiro eu aguardo o requinte ao qual eu faço jus: o prefeito prometeu uma recepção animada por uma banda de jazz!!!
Depois eu conto da festa, que será no dia 07 de junho, um sábado.
Voltar