Loading...

Se você se preocupa em saber quais histórias são verdadeiras e quais são ficção, lembre-se de que a história muda conforme aquele que a conta, pois todas elas sempre carregam algo de verdadeiro e muito da fantasia do escritor. Afinal, neste mundo das redes sociais, mesmo quando pretendemos estar contando a verdade sobre nós, redigimos uma ficção.

Blog

Veja nossas postagens

A incrível força das marés

um grupo de rapazes e moças bebendo cerveja olha seu carro coberto pelas ondas do mar

 

Há uma grande chance de que você somente se lembre das marés quando aquele local escolhido à dedo para colocar sua cadeira de praia, à poucos metros da linha do mar, repentinamente se encontre dentro d’água e você tenha de recolher todas as suas coisas às pressas antes que o refluxo do mar leve tudo embora. Isto ocorre porque na maior parte do litoral brasileiro e de outros países a amplitude de marés seja de no máximo 1m, e isso tenha pouco impacto na sua vida. Mas o que você diria de uma amplitude de marés de quase 17m?

 É na região de Bay of Fundy, em Nova Escócia, no Canadá, que se registra a maior amplitude de marés da Terra: 16,6m. Isto ocorre porque esta baía tem o formato de um funil, estreitando em direção às suas porções mais rasas, o que faz com que a variação de maré aumente à medida que nos deslocamos em direção ao interior do continente. Na maré baixa, pode-se andar tranquilamente pelo fundo do oceano. Mas quando a maré começa a subir, à frente dela se forma uma onda de até 4m de altura que avança à velocidade de 15km/h (250m/minuto). Ou seja, saia da frente.

 No processo de maré enchente, ou de maré vazante que ocorre a cada seis horas, são deslocados 100 bilhões de toneladas de água, gastando uma energia equivalente à de 8000 locomotivas. Imagine o poder de erosão destas águas sobre as falésias que cercam a baía! Pense em conhecer rápido este local, antes que estes belos rochedos que você pode ver no vídeo abaixo sejam completamente arrasados pela força das águas.

https://www.youtube.com/watch?v=EnDJ6_XpGfo

 A segunda maior amplitude de marés ocorre no Monte Saint-Michel, na costa Normanda da França. Lá as marés atingem 15m, e transformam o monte em uma ilha nos períodos de maré alta. Nas marés baixas, é possível atravessar a baía à pé, se você souber como escapar das areias movediças. Por isso, estas caminhadas somente são permitidas na companhia de um guia turístico que conheça bem a região. Enquanto você caminha, pode observar os carneiros que invadem as areias do fundo do mar para pastar as algas, o que confere um sabor naturalmente salgado à sua carne. Porém a maré avança tão rápido, que no passado se dizia que ela avançava à velocidade do galope. Por isto, vários turistas desavisados que estacionavam seus carros ao redor do monte Saint-Michel encontravam eles submersos poucas horas mais tarde, quando terminavam a visita à Abadia que lá se encontra.

 No Brasil, ocorre a terceira maior maré do mundo. A maré da Baía de São Marcos, em São Luís do Maranhão, atinge 8m em certas épocas do ano, e permite que navios de até 400 mil toneladas atraquem no porto de São Luís sem que haja necessidade de dragar o seu fundo. Outras praias, como a de Cumuruxatiba, na Bahia, também famosa pelas suas areias monazíticas, também são conhecidas pelo efeito das marés. Embora nesta região, as marés tenham em média apenas 2m de amplitude, qualquer variação do nível do mar tem grande impacto na linha de costa pois esta praia tem um relevo incrivelmente suave e plano. Nas marés baixas você pode caminhar até 1km adentro em direção ao mar e, ao seu redor, talvez encontre pequenas barreiras de coral emersas.

 Em suas próximas férias, caso goste de conhecer o litoral viajando de carro pelas areias da praia, parando de vez em quando para se esparramar na areia e tomar uma cervejinha, lembre-se de duas coisas: dê uma olhada na tábua de marés do local e não encha a cara.

Voltar

Tags: bay of fundybaía de são marcoscumuruxatibaMont Saint-Michelamplitude de marés

Receba os novos contos
em primeira mão