Loading...

Se você se preocupa em saber quais histórias são verdadeiras e quais são ficção, lembre-se de que a história muda conforme aquele que a conta, pois todas elas sempre carregam algo de verdadeiro e muito da fantasia do escritor. Afinal, neste mundo das redes sociais, mesmo quando pretendemos estar contando a verdade sobre nós, redigimos uma ficção.

Blog

Veja nossas postagens

A vida inacreditável de Teodora de Bizâncio, a imperatriz libertina

Novela baseada na historia real de uma prostituta e o filho de um agricultor que se tornaram os imperadores do Império Bizantino nos anos 500 DC, e juntos tornaram Constantinopla a capital mais bela e evoluída do mundo por séculos e séculos.

 Teodora e o urso

- Segura este saco bem firme e cada vez que eu te fizer sinal, você joga uma maçã para o urso, tá bom? Não vai errar, viu? É coisa simples, até você dá conta de fazer isso - Acácio diz para sua filha pequena, enquanto sua mulher toca o tambor para chamar a atenção dos passantes para a apresentação do urso adestrado, que está prestes a começar. O adestrador observa o ajuntamento de pessoas que se forma à espera de seu show, enquanto mantém o urso preso por uma coleira de couro e uma corrente grossa. Quando ele vê que os espectadores, impacientes com a demora da apresentação começam a se dispersar novamente, Acácio ordena à sua esposa que pare de tocar o tambor e, virando-se em direção ao urso, grita:

-Fero, levanta! – e a plateia imediatamente reage com palmas e urros à obediência do urso, enquanto Teodora o gratifica, lançando uma maçã na sua direção que ele agarra com suas unhas.

Acácio então cobre o chão à frente de Fero com brasas e, puxando a sua corrente, ordena:

- Fero, dança! – e o urso começa a saltitar de um pé para o outro devido ao calor das brasas que queimam seus pés.

Ao ver o sofrimento do animal, os olhos de Teodora se encheram de lágrimas, e ela se esqueceu de recompensá-lo pelo truque. O urso enfurecido pela dor, pelo ambiente caótico da feira e pela fome a que tinha sido submetido nos últimos dias, avançou urrando na direção de Acácio e o atacou. A mãe de Teodora então saiu correndo aos gritos com sua filha nos braços, enquanto a plateia se detinha paralisada pela carnificina à sua frente. 

Nos dias que se seguiram à morte de Acácio, sua mulher e filhos foram expostos a uma série de humilhações, sendo acusados pela facção verde, para a qual Acácio trabalhava, de terem colocado em risco os clientes dos mercadores ao utilizar um urso perigoso em seus truques. A mãe de Teodora, que trabalhava como atriz no Hipódromo de Constantinopla durante o dia, e prestava favores sexuais à noite, foi vítima de repetidos ataques violentos de seus clientes. 

- Se você continuar nesta vida, não vai durar muito. Lembre que tem filhos para criar e precisa de um homem ao seu lado para te defender. Você deveria se aproveitar da vantagem que os empregados da facção verde têm: quando a viúva se casa imediatamente após a morte do seu marido, o novo esposo herda a antiga licença de trabalho do defunto. Desse jeito, vai ser fácil achar um candidato interessado, afinal de contas, você ainda dá pro gasto...

Pouco tempo depois, a mãe de Teodora se casou novamente, e o padrasto de Teodora se tornou o novo ursário da facção verde.

Desde cedo, Teodora adotou a carreira artística de sua mãe, trabalhando como mímica, comediante e dançarina. Além disto, ela se empregou em um bordel servindo clientes de baixo escalão. Embora fosse miúda, tinha um rosto muito bonito e um corpo curvilíneo, que ela sabia valorizar cobrindo com poucas roupas e tecidos transparentes. Além disso, suas apresentações conquistavam o público pela sua audácia. Nos palcos, ela sempre ia um pouco além do que as suas colegas de profissão se permitiam. 

Aos 16 anos de idade ela já havia se consagrado como uma artista e prostituta célebre, tendo se tornado famosa pela sua representação nos palcos da obra “Leda e o ganso”. A cada vez, Teodora caía no tablado de pernas abertas e quase sem roupas, sendo atacada por gansos que comiam sementes de cevada introduzidas no seu sexo, dando ao público a impressão de que a violavam. Aproveitando a fama e a glória imediata que a peça lhe trouxe, Teodora e sua amiga Antonina abriram uma casa de meretrício que se tornou a mais famosa de Constantinopla. Todos queriam conhecer a rainha da depravação.

Mas um dia, Antonina se revoltou ao saber os planos de sua velha amiga e sócia:

- Eu não entendo por que você resolveu abandonar tudo para virar a amante oficial de alguém. Logo agora que você se tornou a estrela do Hipódromo e nós estamos ganhando rios de dinheiro com o nosso negócio! – Antonina disse à Teodora.

- Essa vida que nós levamos é muito cansativa e perigosa. Eu quero aproveitar enquanto ainda sou jovem, bonita e desejada por todos para arrumar um marido que me sustente no futuro. Não quero acabar como minha mãe. Ela também era bonita e fez sucesso, mas hoje tá acabada devido a uma vida de maus-tratos e excesso de bebida. Nem mesmo meu padrasto se importa com ela.

- Mas quem é esse homem com quem você tá partindo?

- É Hecébolo. Ele foi escolhido pelo Imperador Anastácio para ser governador de Isáuria, situada na região central das montanhas Taurus, ao Sul. É uma região cheia de revoltosos, que ninguém está conseguindo controlar.

Hecébolo era um comandante militar e administrador competente, tendo pacificado com sucesso os rebeldes. Porém Teodora se tornou vítima constante dos maus tratos do seu amante. Após quatro anos de convívio, não podendo mais suportar o sofrimento, ela decidiu fugir e retornar para sua terra natal.

No caminho de volta, Teodora fez uma parada em uma pequena comunidade de ascetas que vivam isolados no deserto. Durante os dias que ali ficou, ela partilhou com seus moradores a escassez de alimentos e água e as condições extremas de temperatura do deserto. As conversas que ela tinha com os religiosos à noite, ao pé do fogo, a convenceram de que, apesar de ter levado uma vida extremamente imoral até então, ela poderia redimir a sua alma pecadora se passasse a viver uma vida virtuosa entre eles

- Todo pecador tem dentro de si um santo que precisa ser libertado. Basta você se arrepender e se transformar. Para isso, junte-se a nós. Uma vida austera, sem luxos nem confortos vai te ajudar a fortalecer o teu espírito e autocontrole. Seus dias serão marcados por preces, jejum e meditação.

- Você acha realmente que eu tenho salvação? Não posso suportar a ideia de voltar à minha vida indigna de antes, e a sofrer os castigos a que fui submetida nestes últimos anos. Quero paz, nada mais.

 Teodora decidiu então juntar-se a essa comunidade no deserto. Durante o tempo em que ali viveu, ela conheceu o papa Timóteo II, que lá se hospedou durante uma de suas viagens. A relação com o papa resultou na sua conversão ao miafisismo, ao compartilhar com ele a crença de que Jesus fosse uma entidade unicamente divina, sem qualquer caráter humano. Afinal, pensava ela, como poderia Jesus ter sido um homem, sujeito aos mesmos desejos e vícios que os homens que ela conhecera em sua vida libertina?

Essa história continua no próximo capítulo, afinal de contas Teodora ainda não se tornou imperatriz, não é mesmo? Para ler o capítulo final, por favor clique aqui.

Voltar

Tags: Teodora de BizâncioursárioHipódromo de ConstantinoplaTimóteo III

Receba os novos contos
em primeira mão